O que é Minimalismo?
- Anna Paula de Oliveira
- 12 de jun. de 2020
- 2 min de leitura
Quando se pensa em minimalismo, logo vem à cabeça um ambiente amplo com apenas uma cadeira ou uma mobília em uma parede branca, porém o estilo minimalista vai muito além dessa ideia de "vazio".
Minimalismo, além de uma linguagem de decoração, é também um estilo de vida, onde o objetivo é se livrar dos excessos e manter apenas o que é essencial.
A sociedade em que vivemos é por si mesma, consumista. Crescemos com a ideia de que mais é mais: quanto mais possuímos, mais queremos! Portanto, acabamos por acumular muitas coisas que podem não ter utilidade no futuro. Esses acúmulos vão desde móveis, objetos de decoração, vestuário e até alimentos.
Um aspecto importante desse estilo é a valorização do espaço físico, conforto e funcionalidade. Se um móvel ou objeto substitui a existência de outros três produtos, opte pelo mais prático.
Outra característica marcante é o contraste, tanto de cores quanto de texturas, por isso é comum ver ambientes claros com mobília escura, linhas retas e traçados geométricos, paredes rústicas e tecidos leves, ao pesquisar sobre essa tendência.
Extravagância e excessos são dispensados na decoração minimalista e são substituídos por uma atmosfera baseada na simplicidade onde cada elemento tem sua função e sua razão de estar ali.
A principal mudança para quem quer adotar o estilo minimalista é se desapegar de itens que não são usados e estão ali apenas para ocupar espaço, e começar a viver com o que é realmente necessário.
Isso não quer dizer que você tenha que sair jogando tudo fora, apenas perceba que existe uma quantidade de utensílios que não agregam em nada e que podem ser descartados.
Isso também vale para atividades, você pode estar sobrecarregado com tarefas e atividades, e algumas delas nem fazerem tanto sentido. Pode ser hora de verificar sua real importância e começar a reduzir o excesso dessas atividades, abrindo espaço para descansar, respirar e aproveitar o que realmente importa.

Comments